domingo, 4 de setembro de 2011

Tradução de saudade


O mundo é cheio de belezas. Coisas criadas pela natureza, surpreendentes. Artes elaboradas pela mão humana, encantadoras. Há lugares que deslumbram, deixando uma vontade de ficar parado para sempre, apenas admirando. Por outro lado, existem regiões que simplesmente não queremos chegar nem perto, nunca mais. Também há um terceiro tipo de local, para o qual queremos voltar, simplesmente.

Esse último não é, necessariamente, físico. O encanto desse lugar são os habitantes, pessoas importantes e que nos fazem falta. Por isso o desejo de reencontrar esses seres tão especiais. As horas são contadas para que o dia chegue, na esperança de retornar ao acolhimento daqueles que conhecemos tão bem.

Tento explicar o que esse sentimento representa em meu coração, algo difícil. Talvez a palavra exata seja saudade. Saudade de chegar a uma casa que pode ser chamada “sua”, dormir na sua cama com seu edredom favorito, ouvir o caos acolhedor daqueles que moram ali. Comer a comida gostosa da mãe, sentir o abraço apertado de uma sobrinha, ver o sorriso gostoso da outra e até o acolhedor cachorrinho, correndo em círculos em volta de você.  Essa é a sua casa devido às pessoas que lá estão.

E porque não dizer retornar a sua cidade? Aquela que você conhece muitas esquinas e ruas, prédios e casas. Onde você consegue encher uma mesa de bar com seus amigos, chorar de rir com reuniões na casa dessas pessoas ou, simplesmente, ter uma companhia para um cineminha ou um feriado em meio de semana.

Por isso, por maior que seja a beleza de um lugar, o desejo é retornar para onde a família se encontra. Seja aquela definida por Deus ou a escolhida, a dedo, por você!


2 comentários: