segunda-feira, 28 de março de 2011

Sampa

"Alguma coisa acontece no meu coração"
Caetano Veloso


E a música não sai da minha mente. “Alguma coisa acontece no meu coração Que só quando cruza a Ipiranga e a Avenida São João”. Podemos dissertar sobre a música de Caetano. O motivo de ter ocorrido algo no coração dele ao cruzar essa avenida, vem do espanto ao encontro de um ambiente diferente de onde ele vinha. Pode-se descrever desse fato, escrever, dissertar, falar, imaginar.

Mas essa música traz algo mais para mim, alguma coisa acontece no meu coração, quando meus olhos se encontram com os seus. Quando seus olhos penetram no meu mais intimo segredo, quando você consegue me ter por inteiro. Ahhh tanta coisa acontece com o meu coração...

Não tenho o dom de Caetano, mas senti de alguma forma o espanto e o prazer de conviver com algo que se pode chamar de realidade “Porque és o avesso do avesso do avesso do avesso”, o meu avesso e desavesso. Observamos na música Sampa o conflito diante do novo e desconhecido, deixando implícita a ambigüidade da questão: Seria a felicidade possível naquela cidade?

Conhecer seus segredos, seus mistérios, encantar-se com sua sedução, atingir o topo das realizações, enfim tornar realidade os seus sonhos, eis o que todos os migrantes esperam ao chegar em “Sampa”.

E as músicas expõem o que não sabemos narrar. Ela é tão minha e tão sua, sendo assim tão nossa.

Você não é uma cidade, uma metrópole, mas é meu Sampa. Serei eu uma migrante paulistana em Sampa?
Sei que você desperta em mim coisas inimagináveis...
Você é: Minha dualidade, meu medo e meu desejo.

Meu Sampa!

Um comentário: