segunda-feira, 19 de março de 2012

2ª Chance

Sabe aquela situação em que deu tudo errado? Pensamos, refazemos a cena, mudamos e imaginamos o “como deveria ter sido”. Entretanto, raramente teremos uma segunda chance para poder corrigir esse erro. Teremos outras oportunidades para evitar repeti-lo, ou até nos desculparmos, mas não podemos viver o mesmo acontecimento duas vezes.

Por outro lado, existem situações que parecem dizer “essa é a sua segunda chance, o que fará agora?”. Ficamos perdidos, confusos. Não queremos cometer o mesmo erro, mas desejamos intensamente tentar fazer da maneira certa. Na mente parece um pecado desperdiçar essa oportunidade.


Entramos de cabeça em um passado recente. Refazemos nossas ações em tempo real, evitando os problemas anteriores e tentando superar as novas dificuldades. Quando percebemos, nossos pensamentos não mudaram tanto quando comparados aos do primeiro momento. Começamos a nos arrepender de ter caído em tentação e sentimos que estamos errando novamente...

Nesse momento paramos e pensamos no passado, no presente e no futuro. Analisamos nossas emoções e reconhecemos que não estamos apenas repetindo um erro. O amanhã é completamente incerto e não é interessante tentar adivinhá-lo. Decidimos viver intensamente e esperar o resultado, ao invés de tentar desenhá-lo ou evitá-lo.

4 comentários:

  1. A vida sempre oferece-lhe uma segunda chance. Chama-se amanhã.

    Parabéns por este texto. Valeu a pena esperar!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Boris!

    Estava com problemas no pc/internet, por isso fiquei sem postar tanto tempo.

    ResponderExcluir